quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Guerra dos Tronos - meu novo amor



O primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, A Guerra dos Tronos foi lançado nos EUA em 6de agosto de 1996, e no Brasil  só foi lançado em setembro de 2010 e, elogios são o que nãofaltam para essa saga, que vem aos poucos se tornando febre. O autor George R.R. Martin foi chamado pela revista Time como “o Tolkien americano”, a história é considerada pelo The Denver Post como a maior fantasia dos últimos 50 anos. A Guerra dos Tronos tem quase 600 páginas, e é apenas o primeiro de uma séria de sete livros. O número de exemplares dos quatro primeiros livros que já foram lançados lá fora é mais ou menos de 7 milhões. O último lançado A Feast for Crows (O Festim dos Corvos), chegou ao topo da lista de best-sellers do jornal The New York Times. E um série lançada pela HBO já está com a primeira temporada completa.

A história se passa em Westeros, que é bem semelhante à Europa na Idade Média. Só que lá, o verão dura décadas, e os violentos inverno costumam durar o mesmo período. Há muitos anos criaturas como dragões e lobos gigantes existiram, e os Outros uma raça de criaturas selvagens que vivem no norte, que por muitos são considerados extintos ou apenas uma lenda.
O honrado Eddard Stark, um nobre protetor do norte e lorde do castelo de Winterfell, é convocado pelo rei Robert Baratheon para ocupar o cargo de Mão do Rei, mas ele não imagina que poderá estar colocando em risco sua vida e de sua família. Mesmo relutando, Eddard aceita o cargo, desconfiando que o antigo dono do cargo, seu amigo Jon Arryn, fora envenenado pela cruel rainha Cersei Lannister, e com a intenção de proteger seu amigo Robert. Sozinho na corte, Eddard descobre que o não só o rei está em perigo, mas toda a sua família.

A Guerra dos Tronos é uma trama longa e complexa. Existem milhares de personagens, o que pode te confundir no começo. Os capítulos costumam ser curtos, cada uma narrado em 3º pessoa pelo ponto de vista de um personagem, assim a gente entende os sentimentos de cada um. E Martin construiu e se aprofundou em cada personagem com muita veemência. Por serem muitos, é fácil você se identificar se emocionar, amar, odiar cada um, e logo você já sabe qual o seu preferido. Logo de cara me apaixonei por Jon, ri muito com a espirituosidade de Tyrion , me encantei por Arya e por Daenerys, amei Eddard e Catelyn e muito facilmente odiei Sansa e Joffrey.  E ainda tem os lobos gigantes dos Starks, cada filho de Eddard tem um, que parecem aderir a  personalidade dos donos. Eles são leais, ferozes, te encantam e completam a história e seus donos.

Enfim, os personagens, as reviravoltas, as batalhas, as intrigas, a traição, os diálogos, o ambiente, tudo te prende de um jeito surpreendente. Você se sente arrepiada, sente raiva, chora e ri, e quando você para de ler, logo da vontade de voltar. No período em que li, a história não saiu de mim, por vezes eu me pegava pensando na história, sonhando com ela, e pensando “O inverno está para chegar” em certas situações. Não tenho palavras para dizer como esse livro me conquistou, mexeu comigo de uma maneira que nem Harry Potter conseguiu mexer, e estou animadíssima para ler o próximo, pois o desfecho de A Guerra dos Tronos é cruel, terminando em um ponto crucial da história. Ah, só mais um aviso, porque esse post já tá gigante, a história tem umas partes um pouco pesadinhas, com cenas de sexo e bastante violência. Mas não é algo repugnante, daquelas que dá dor de cabeça de imaginar, dependendo do ponto de vista é até razoável. Mas série da HBO é bem pesada, do tipo que precisa ter estômago forte para ver, tanto que eu nem passei do primeiro episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário